PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA PARA O CURSO DE MÚSICA

 

Todos os candidatos inscritos no PAS-UEM para o curso de Música deverão realizar a Prova de habilidade específica, composta pela Prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música e pela Prova Prática de Instrumento/Canto.

 

Prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música


A prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música compreenderá a realização de uma prova prática de leitura rítmica e de leitura melódica, conforme consta no programa de provas, e a realização de uma prova escrita sobre os demais itens do respectivo programa.

 

Programa da Prova de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música

1. Percepção Musical
    1.1 Leitura à primeira vista de ritmo a uma voz.
    1.2 Leitura à primeira vista de exercício de entonação melódica com ritmo em tonalidade maior ou menor.
    1.3 Ditado de ritmo a uma voz.
    1.4 Ditado rítmico-melódico a uma voz em tonalidade maior ou menor.
    1.5 Reconhecimento de tipos de acordes (tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas).

2. Conhecimentos Gerais de Música - Elementos de grafia musical e teoria do sistema tonal
    2.1 Intervalos (melódicos e harmônicos);
    2.2 Escalas maiores e menores (incluindo as escalas menores natural, melódica e harmônica);
    2.3 Classificação de acordes (tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas);
    2.4 Compassos e suas fórmulas;
    2.5 Armadura de clave;
    2.6 Claves (de dó, de sol e de fá).

 

Valoração da Prova: de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. O candidato que obtiver pontuação inferior a 6,0 (seis) será considerado não habilitado.

 

Bibliografia auxiliar sugerida
ARICÓ JR., Vicente. No Reino dos Sons. Vol. 1-4. São Paulo: Irmãos Vitale, 1963.
BENNET, Roy. Forma e Estrutura na Música. Rio de Janeiro: Zahar,1986.
BENNET, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
BENNET, Roy. Elementos Básicos da Música. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para Músicos. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1970.
LACERDA, Osvaldo. Compêndio de Teoria Elementar da Música. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1961.
MED, Bohumil. Solfejo. 3 ed. Brasília: Musimed, 1986.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4 ed. Brasília: Musimed, 1996.
SADIE, Stanley (org.). Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

 

 

Prova Prática de Instrumento e Canto.


Programa das provas práticas

Bacharelado em Composição
1) Uma leitura à primeira vista de trecho musical vocal ou do instrumento do candidato, fornecido pela banca examinadora.
2) Três peças de livre escolha (vocais ou do instrumento do candidato) de estilos ou gêneros contrastantes, devendo o candidato entregar as respectivas partituras à banca examinadora no início da prova. Exemplos de repertório: música dos períodos barroco, clássico e romântico, música popular brasileira, jazz etc.

Bacharelado em Regência Coral
1) Uma leitura de trecho musical vocal à primeira vista fornecido pela banca examinadora.
2) Três peças vocais de estilos ou gêneros contrastantes, devendo o candidato entregar as respectivas partituras à banca examinadora no início da prova. Exemplos de repertório: música dos períodos barroco, clássico e romântico, música popular brasileira, música folclórica, jazz, tango etc.

Licenciatura em Educação Musical
1) Uma leitura à primeira vista de trecho musical vocal ou do instrumento do candidato, fornecido pela banca examinadora.
2) Uma peça de livre escolha (instrumental ou vocal), devendo o candidato entregar a partitura à banca examinadora no início da prova.

 

Valoração da Prova: de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. O candidato que obtiver pontuação inferior a 6,0 (seis) será considerado não habilitado.

 
Observações:
• Em todas as provas práticas, o candidato deverá fornecer para a banca examinadora três cópias das peças a serem executadas e poderá optar pela execução com acompanhamento instrumental, sendo de sua responsabilidade trazer o instrumento, exceto o piano, que estará à disposição no local de realização da prova.
• As obras apresentadas serão de livre escolha do candidato (com exceção de leitura à primeira vista).

 
 
 
   
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